Blog

Os 6 Benefícios do Salmão para Saúde

24 de julho de 2017, 18:55

A reputação do Salmão como um alimento saudável é em grande parte como base de seu conteúdo de ômega-3 ácidos graxos incomum. É normal para 4 gramas de Salmão conter pelo menos 2 gramas de gorduras ômega-3 – mais do que um adulto médio do brasil recebe de todos os alimentos ao longo de vários dias. Esta gordura ômega-3 vem em duas formas: EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). No entanto, o Salmão também é rico em outras propriedades, tais como a Vitamina D e Selênio, cada um têm seus próprios benefícios para saúde.

Uma Pesquisa intrigante no teor de ácido, proteínas e amino de um peixe descobriu que o Salmão também contém pequenas moléculas de proteínas bioativas (chamados peptídeos bioativos) que podem fornecer proteção para a cartilagem articular, com apoio da eficácia da insulina, e controle da inflamação no aparelho digestivo. Uma coisa a ter em mente, porém, é que todos esses benefícios são derivadas do consumo de Salmão selvagem, e o tipo de viveiro é uma chaleira totalmente diferente de peixe. Aqui estão os 6 benefícios do salmão para saúde!

Benefícios do Salmão Contra Inflamações: Investigação sobre o consumo de peixe e de uma proteção comum, tem mostrado que os ómega-3 ácidos gordos encontrados no Salmão pode ser convertido pelo corpo em três tipos de compostos que previnem a inflamação crónica. O que é especialmente interessante é que ele combina estes benefícios anti-inflamatórios com alívio anti-inflamatórios relacionados não à gordura, mas a proteína.

Estudos recentes mostram a presença de peptídeos bioativos no Salmão, podendo apoiar a cartilagem das articulações saudáveis e outros tipos de tecido. Um peptídeo bioativo chamado calcitonina tem sido de interesse especial porque também é feita no corpo humano pela glândula tireóide, e sabemos que ele ajuda a regular e estabilizar o equilíbrio de colágeno e minerais nos ossos e tecido circundante. Esses peptídeos podem combinar com ômega-3 e moléculas do Salmão para proporcionar benefícios anti-inflamatórios poderosos para articulações. O incrivelmente elevado teor de Vitamina D e selênio encontrado no salmão também demonstraram ser agentes na prevenção da inflamação indesejada.

Benefícios do Salmão para Saúde do Cérebro e Humor: Muitas pesquisas têm comprovado ácido docosahexaenóico (DHA) para ser o mais importante de gordura encontrada no cérebro, e o conteúdo substancial deste ácido graxo ômega-3 no Salmão, explica-se os benefícios da ingestão do Salmão para o pensamento e a diminuição do risco e de certos problemas relacionados com o cérebro. Ingestão de salmão está associada à diminuição de chances de depressão, hostilidade em alguns estudos de adolescentes, e diminui o declínio cognitivo em idosos. Alguns estudos também têm demonstrado uma associação entre QI e uma dieta rica em ômega-3 ácidos graxos.

O interessante é a recente descoberta de que são chamados protectins. Estes são compostos especiais feitos a partir de DHA, que estudos têm mostrado ter um papel importante, como moléculas anti-inflamatórias, particularmente quando produzidos por tecido nervoso. Houve especulações de que parte do valor relacionados com o cérebro de ômega-3, o consumo de peixe pode ser devido à conversão do DHA nestes peixes protectins que podem ajudar na prevenção da inflamação excessiva. A vitamina D também tem demonstrado ser um fator importante no suporte da função cognitiva e o Salmão é rico nesse nutriente.

Benefícios do Salmão na Prevenção do Câncer: A Vitamina D tem sido mostrado para um papel crucial na redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata e câncer colorretal. O Salmão contém particularmente altos níveis de vitamina D e selênio, que também está associada com a prevenção de certos tipos de câncer, incluindo câncer colorretal.

Omega-3 gordura também está ligado a diminuição do risco de vários tipos de câncer, incluindo o câncer colorretal, câncer de próstata e câncer de mama. A Regulaçao da ingestão de ômega-3 foi revelado particularmente eficaz contra os cânceres relacionados as células do sangue ou linfa, como a leucemia, mieloma múltiplo e linfoma não-Hodgkin.

Benefícios do Salmão para Saúde Ocular: Sabemos que o óleo de peixe é bom para melhorar a visão. Ele também ajuda a evitar a degeneração macular relacionada com a idade. As gorduras omega-3 encontrados no Salmão têm demonstrado ser eficaz no combate contra a degeneração macular e olho seco crônico. No caso de degeneração macular, duas porções de Salmão por semana é suficiente para diminuir significativamente o risco. Estudos sobre olho seco começaram a se concentrar especificamente sobre os neuroprotectins feitos de DHA no salmão e outros peixes omega-3. Estes ômega-3 moléculas derivadas pode auxiliar na prevenção de olho seco crônico aliviando a inflamação.

Benefícios do Salmão para Saúde Cardiovascular: A ingestão de Salmão tem sido ligado a uma diminuição do risco de vários problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, arritmia cardíaca e pressão arterial elevada. Consumo de Salmão contendo omega-3-está também relacionada com a melhoria dos marcadores metabólicos para a doença cardiovascular. Os elevados níveis de selênio antioxidante no Salmão também demonstraram ser especialmente importante na proteção cardiovascular.

Veja aqui como preparar um delicioso salmão ao molho de maracujá.

Leia mais